Inspire-se na Cozinha Americana.

Com meio século de existência, a cozinha americana nunca parou de chamar a nossa atenção. Nasceu, por volta, dos anos 50 e pretende que a cozinha deixa de ser um espaço escondido, onde na altura, as mulheres estavam mais dedicadas.

Este espaço que se dedica à preparação das refeições abre-se, assim, para a sala de estar e sala de jantar, dando a ilusão que a anfitriã é visível para todos e em pé de igualdade com o anfitrião – numa perspetiva de há 60/70 anos atrás. Claro que, hoje em dia, cozinhar cabe tanto à mulher, como ao homem.

Este tipo de cozinha é verdadeiramente funcional e fácil de usar no dia a dia. As cozinhas americanas nasceram e o conceito ganhou rapidamente força e, hoje, ter um open space é algo de muito comum, porque permite um espaço mais leve, luminoso e, sobretudo, harmonioso, reforçando a comunicação entre todos.

As vantagens de uma cozinha americana.

As cozinhas americanas são ideais tanto para pequenos apartamentos, como para casas grandes. Podemos dizer que a cozinha americana é uma prima da cozinha aberta, sendo que a única diferença é que se fecha visualmente por um balcão de cozinha ou ilha.

A ilha tem diferentes funções: separação visual, serve de mesa alta, bancada e espaço de convívio.

Porque deve optar por uma cozinha americana?

As cozinhas americanas são perfeitas pelo seu lado aberto para a sala de estar e para a sala de jantar, o que lhe confere um aspeto agradável e acolhedor.

Além disso:

– Proporciona um maior convívio à casa, já que a cozinha é o espaço onde passamos muito tempo;
– A cozinha aberta amplia o espaço;
– Aberta para a sala de estar ou sala de jantar, pode ainda definir os espaços o mínimo possível através de uma divisão de vidro;
– Oferece um design convidativo, acolhedor e funcional, tem tudo para agradar;
– Abrir a cozinha também é uma oportunidade para ganhar espaço dentro de casa;
– Pode organizar o seu interior dentro de um estilo minimalista.

Cozinha americana com sala: como harmonizar dois espaços?

Certifique-se de que a cozinha consegue ser “esquecida” e que não é o ponto de foco da sala. Por isso, optar por uma cozinha americana com bancada em cascata ou ilha permite criar uma divisão visual muito agradável.

Por fim, evite diferenças nos revestimentos para garantir uma unidade visual entre o espaço da cozinha e o resto da sala.

Como organizar corretamente uma cozinha americana com sala?

Como em qualquer projeto de design de interiores, quando começa a planear a cozinha americana, precisará de colocar algumas perguntas, como por exemplo:

– Que superfície é atribuída a uma cozinha americana para não sobrecarregar a outra divisão?
– Que mobiliário escolher para uma cozinha americana para obter um ambiente harmonioso, que combine com a decoração da sala de estar ou de jantar?
– Que tipo de revestimento escolher para as paredes e pavimento da cozinha. Neste caso específico, deverá saber se pretende utilizar o chão e a decoração das paredes da cozinha como continuação da sala de estar ou da sala de jantar, ou se irá optar pela distinção visual para delimitar os espaços.

O tipo de organização/layout de uma cozinha americana também merece a sua atenção. Cabe a si escolher o tipo de planta que mais se adequa à configuração da sua cozinha e da sua sala. Existe a configuração em forma de L (que é um dos mais clássicos); A configuração em forma de U (que é adequada para cozinhas abertas); A configuração em forma de I (que é ideal para cozinhas compridas), e ainda, a configuração em forma de G, que é vista como uma extensão da cozinha aberta em forma de U.

O que ter em conta?

Nalguns casos, o trabalho a realizar para aplicar uma cozinha americana é significativo: partir paredes, reposicionar pontos elétricos ou de água, etc…
Uma remodelação de cozinha é importante quando se pretende vender ou alugar um imóvel. É das divisões com maior impacto na habitação, por isso, não olhe para este projeto com um gasto, mas sim como um investimento de médio/longo prazo.

Gostou de ler este tipo de artigo?

Dê uma vista de olhos nos blogs que escrevemos especialmente para si.

Related posts