Atualmente vivemos numa era em que a tecnologia faz parte do quotidiano da maioria das pessoas. Já imaginou se toda a informação do seu smartphone e do seu computador pessoal fossem corrompidos ou perdidos?
As suas fotos, contactos, documentos importantes; sem nenhuma chance de serem recuperados. Certamente, esta seria uma situação bastante desagradável na sua vida.
Olhando para o dia-a-dia da sua empresa, o panorama não é, em nada, diferente. Se esta situação já seria complicada para uma pessoa, imagine o que aconteceria se a sua empresa perdesse todos os dados. Projetos, Desenhos e Modelos de Mobiliário, Dados de cortes e perfurações para as Máquinas, inclusive, a sua licença do Teowin, basicamente, a sua empresa corre o risco de perder todo o investimento por não fazer cópias de segurança (backup’s).
Se não costuma fazer Backup ao seu Teowin é bom que o comece a fazer, pois agora já sabe os riscos que a sua empresa está a correr… Mas não se preocupe porque estamos cá para lhe ensinar como fazer Backup no Teowin, venha daí!

1 – Aceder ao Configurador de Backup da base dados do Teowin
O primeiro passo é abrir o seu Teowin, de seguida, basta aceder à opção “Backup (BD SQL)” através do menu superior. E por fim, carregar em “Configurar Backup” para iniciar o processo de configuração de cópias de segurança (Backup) do Teowin.

2 – Configurar e realizar um Backup
Agora, deverá definir a periocidade dos seus Backup’s, através da primeira opção “Fazer um Backup da Base de Dados a cada”, por norma, aconselhamos um Backup a cada 3 dias. O próximo passo é definir o número de Backup’s que deixará no disco, ou seja, na memória interna do seu PC, o qual aconselhamos que coloque 4, de modo a garantir uma maior frequência sem ocupar em demasia a memória do seu computador.
Se até então NUNCA FEZ BACKUP ao Teowin, aconselhamos que faça um Backup imediato… Basta carregar na opção à direita “Fazer um Backup da DB agora”!
Por fim, basta carregar em “Aceitar” para guardar as suas configurações de Backup da Base de Dados do Teowin.

3 – Ignore a mensagem… É um ERRO FRÁSICO!
Agora que configurou e fez o seu primeiro Backup, faça o favor de ignorar a mensagem mencionada pois ela está incorreta!

4 – Verificar que o Backup foi bem sucedido e que está na devida pasta!
Apesar de agora saber que a mensagem anterior está incorreta, não há nada como verificar e ter a garantia que o Backup foi realizado com sucesso. Como tal, basta navegar até à pasta do Teowin, referente ao Backup de Base de Dados (como pode ver na imagem acima):
C:\TEOWIN\DATOS\Backup

5 – Copiar a pasta DATOS com alguma regularidade!
Por último, para garantir a recuperação de Desenhos e Projetos “corrompidos”…
Basta copiar a pasta “DATOS”, anteriormente mencionada, para um local que considere seguro: uma pen, disco externo ou até mesmo para uma nuvem (cloud), como por exemplo, One Drive ou Dropbox.
Aconselhamos que o faça com alguma regularidade, por exemplo, uma vez por semana de 15 em 15 dias!
Se acha que poderá se esquecer frequentemente de o fazer, sugerimos a utilização de um programa “Gestor de Backups”, existem centenas de soluções gratuitas online que poderá explorar, de modo a garantir a continuidade dos seus Backups.